O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), principal partido fundamentalista palestino, festejou no sábado 20 anos de fundação com uma grande manifestação na cidade de Gaza de cerca de 250 mil pessoas e uma mensagem desafiadora que rejeita o processo de paz relançado na conferência de Anápolis, nos Estados Unidos, no mês passado.
Desde junho, o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, expulsando a Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Com o boicote internacional que sofre por não reconhecer Israel e não abandonar a luta armada, tenta evitar que os 1,5 milhão de palestinos de Gaza caiam numa miséria ainda maior.
Na Cisjordânia, a polícia da ANP prendeu 26 militantes do Hamas, que nasceu há 20 anos, no início da intifada, a revolta palestina contra a ocupação israelense.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário