O Mercado Comum do Sul (Mercosul) assina nesta segunda-feira, 17 de dezembro, o primeiro acordo de livre comércio com um país de fora da América do Sul: Israel.
A negociação também tem um impacto político. Será fechada antes da entrada da Venezuela como membro pleno do bloco regional, o que ainda depende de ratificação nos parlamentos do Brasil e do Paraguai.
Por causa de seu antiamericanismo, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, aproximou-se do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que ameaçou várias vezes "varrer Israel do mapa". Entidades judaicas da Venezuela denunciam um anti-semitismo nas idéias e práticas chavistas.
Na madrugada de 2 de dezembro, dia do plebiscito constitucional, a polícia venezuelana invadiu o clube Hebraica em busca de material de campanha da oposição.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário