Com o consentimento dos Estados Unidos, as Forças Armadas da Turquia bombardearam neste domingo bases de guerrilheiros curdos no Norte do Iraque.
Sem o apoio tácito dos americanos, os turcos não teriam se aventurado na região autônoma curda no Norte do Iraque, onde o grupo guerrilheiro Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) instalou bases com a conivência das autoridades regionais. Mas só usaram aviões bombardeiros e mísseis.
Por este acordo EUA-Turquia, os turcos podem atacar os rebeldes curdos, mas não invadir o país. Uma operação terrestre criaria sério risco de instabilizar a região mais estável do Iraque ocupado.
Desde outubro, o Parlamento da Turquia autorizou suas Forças Armadas a atacar os rebeldes curdos no Iraque. Nos últimos dois meses, os EUA e o governo regional do Curdistão iraquiano tentaram conter os guerrilheiros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário