O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, fez um apelo na quinta-feira, 13 de dezembro, aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para que enviem mais soldados para combater o ressurgimento da milícia dos Talebã (Estudantes) no Sul do Afeganistão.
Nos últimos 18 meses, desde que a OTAN assumiu o controle das operações, aumentaram os ataques dos Talebã, milícia que governou o Afeganistão de 1996 até a invasão americana de outubro de 2001, para vingar os atentados de 11 de setembro.
Em depoimento ao Congresso dos EUA na terça-feira, o almirante Mike Mullen, comandante-chefe do Estado-Maior Conjunto, observou: "No Afeganistão, a gente faz o que a gente pode. No Iraque, a gente faz o que precisa."
Para o governo George Walker Bush, a prioridade é o Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário