As forças britânicas que invadiram o Sul do Iraque em 2003 entregaram neste domingo o controle da segurança de Bássora, maior cidade da região, às autoridades iraquianas. É a última das quatro províncias que estiveram sob domínio britânico após a ocupação.
O novo governo do Iraque marcou a transferência de poder com uma parada militar considerada a maior demonstração de força desde a ditadura de Saddam Hussein (1979-2003).
Restam agora cerca de 5 mil soldados do Reino Unido no Iraque. Embora seja o segundo maior contingente depois dos Estados Unidos nas forças que invadiram o iraque em 2003 para depor Saddam, sua presença sempre foi mais simbólica. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, prometeu retirar mais 500 soldados até o fim do ano.
Daqui para a frente, os britânicos vão se limitar a operações de apoio e de treinamento das forças de segurança iraquianas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário