A ex-república iugoslava da Sérvia ameaça suspender seu processo de adesão à União Européia (UE), se o Ocidente reconhecer a independência da província do Kossovo.
Um anteprojeto de resolução em debate hoje no Parlamento da Sérvia admita a possibilidade da ruptura de relações diplomáticas com os Estados Unidos e os países da UE.
Para tentar convencer os sérvios a aceitar a independência do Kossovo, objeto de uma guerra da Organização do Tratado do Atlântico (OTAN), a aliança militar liderada pelos EUA, e a Sérvia, a UE acenou com a possibilidade de acelerar as negociações de adesão. Mas o Kossovo é considerado o berço do nacionalismo sérvio, o que complica a situação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário