As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram este noite a libertação de três reféns: Clara Rojas,seu filho Emmanuel e a ex-deputada Consuelo González de Perdomo.
"Esta libertação se dá contra o desejo do Sr. Álvaro Uribe", declarou um porta-voz da guerrilha, atacando o presidente colombiano. "Esperamos que ele não a impeça".
Os reféns seriam entregues na Venezuela do presidente Hugo Chávez, que atuava como mediador mas foi afastado por Uribe. Essa ruptura gerou um tiroteio verbal entre os dois presidente, retomado agora por Chávez, que promete não falar com Uribe até a morte.
A mais valiosa refém, a senadora e ex-candidata à Presidência da Colômbia em 2002 Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa, foi seüestrada em 2002. Não será solta. Os guerrilheiros querem a libertação de 500 prisioneiros de guerra em troca dos reféns. Ingrid é o trunfo mais valioso das FARC nesta negociação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário