A Força Aérea da Turquia voltou a bombardear bases de guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Norte do Iraque. Hoje o ataque durou duas horas e os bombardeiros turcos invadiram 3 quilômetros de espaço aéreo iraquiano.
Com a conivência e o apoio dos Estados Unidos, os turcos atacam os rebeldes que há 20 anos lutam pela independência do Curdistão. Em troca de informações, inclusive imagens de satélite usadas para localizar os acampamentos da guerrilheira, os turcos avisam o comandanto militar americano no Iraque antes de bombardear os curdos.
Essa troca de informações faz parte de um acordo na guerra contra o terrorismo. O governo turco acusa o PKK de atos terroristas.
Durante esta semana, soldados turcos chegaram a fazer operações além da fronteira, mas foram ações limitadas para não desestabilizar o Norte do Iraque, região mais estável do país, onde os curdos têm autonomia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário