Três atentados simultâneos mataram pelo menos 26 pessoas e deixaram outras 100 feridas na cidade de Amara, no Sul do Iraque, nesta quarta-feira, 12 de dezembro de 2007.
Foi o ataque mais violento no Iraque nos últimos meses. A polícia chegou a falar em 40 mortos.
Com o relativo sucesso da estratégia de reforço das tropas dos Estados Unidos com mais 30 mil homens, melhorou a segurança em Bagdá. Os teroristas têm procurado outros alvos, em cidades menos importantes.
O Exército Real britânico transferiu o controle da segurança em Amara, na província majoritariamente xiita de Maiçã, para as autoridades iraquianas em abril deste ano.
Na próxima semana, pretende fazer o mesmo em Bássora, a cidade mais importante do Sul do Iraque, rica em petróleo e com saída para o mar. Assim, não ficará mais nenhuma região iraquiana sob controle britânico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário