O Congresso dos Estados Unidos vai abrir inquérito para investigar a destruição de centenas de fitas que documentavam a tortura de suspeitos de terrorismo pela Agência Central de Inteligência, o mais conhecido dos 16 serviços secretos país. É um caso de obstrução de justiça.
A questão é um embaraço para o novo secretário da Justiça, Michael Mukasey. O tema da tortura foi o mais importante das audiências em que foi interrogado no Senado antes de sua confirmação no cargo. Ele insistiu em que o governo George Walker Bush não tolera a censura.
Para a União Americana pelas Liberdades Civis, o Departamento de Justiça não tem condições de investigar o caso. Exige a nomeação de um procurador independente.
Leia mais no New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário