Na abertura da 2ª Conferência de Cúpula África-União Européia, em Lisboa, o presidente da União Africana, John Kufour, exigiu neste sábado, 8 de dezembro, a reparação da "injustiça histórica" representada pela escravidão e o colonialismo.
"Durante 500 anos, as relações entre nossos continentes não foram um contato feliz", declarou Kufour, citando "quatro séculos de tráfico de escravos, seguidos pelo colonialismo e o apartheid.
O dirigente da UA manifestou a esperança dos líderes africanos de que as relações possam ser melhores. Mas cobrou "ações concretas" para promover o desenvolvimento da África.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário