Uma operação conjunta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e do Exército do Afeganistão para retomar uma cidade ocupada pela milícia dos Talebã causou a morte de 12 rebeldes e duas crianças no Sul do país.
Os guerrilheiros fundamentalistas tomaram Musa Cala em fevereiro, quatro meses depois que forças britânicas deixaram a cidade, num acordo com líderes tribais locais que se comprometeram a garantir a segurança.
Nos últimos meses, houve uma série de batalha ao redor de Musa Cala, mostrando a determinação dos Estados Unidos de atacar o principal reduto dos talebã na província afegã de Helmand, maior centro produtor de papoula do mundo e local das mais sangrentas batalhas de Guerra no Afeganistão neste ano.
A ação começou com um bombardeio de uma casa onde os americanos acreditavam que estavam escondido um comandante talebã responsável por ataques contra as forças de segurança afegãs. Os líderes mais velhos da cidade pediram aos talebã que saíssem. Como os rebeldes se recusaram, eles apelaram à OTAN.
Um comandante dos talebã disse que milhares de mujahedin estão se entrincheirando na cidade para resistir ao assalto da aliança atlântica.
Musa Cala era a única cidade afegã sob controle dos talebã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário