O Irã e a Síria tem tomado medidas para combater a violência política no Iraque, afirmou ontem o assessor de segurança nacional do governo iraquiano, Mowaffak al-Rubaie. Ele fez um apelo aos Estados Unidos para que iniciem um diálogo com seus maiores inimigos estatais no Oriente Médio.
Ao participar de uma conferrência sobre segurança no Golfo Pérsico, Al-Rubaie alertou que a segurança dos países da região é interligada: "Você não pode estabilizar o Iraque e desestabilizar o Irã. Enquanto os EUA não dialogarem com a Síria, continuaremos sendo campo de batalha para um duelo entre Arábia Saudita e Irã.
A república dos aiatolás teria reforçado o patrulhamento de fronteiras para impedir o fluxo de armas para as mílicias xiitas iranianas. E a Síria estaria parando os jihadistas na fronteira e aumentado o controle no aeroporto de Damasco.
Oficiais americanos admitem que a situação na fronteira da Síria mudou, mas ainda não estão convencidos de que o Irã esteja colaborando.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário