O governo do Peru prometeu manter a transparência no processo por violações dos direitos humanos e corrupção contra o ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), que começa nesta segunda-feira, 10 de dezembro, por coincidência Dia Mundial dos Direitos Humanos. Ele pode pegar 30 anos de cadeia.
Mais de 70% dos peruanos acreditam que Fujimori é realmente culpado das duas acusações. Cerca de 20% ainda apóiam o ex-presidente. Isso significa que o processo pode gerar manifestações de rua de fujimoristas e antifujimoristas.
Fujimori é acusado pelos massacres de Barrios Altos e La Cantuta, em que morreram 25 pessoas em 1991 e 1992, e pelo seqüestro do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer, detidos no Quartel-General do Exército do Peru em 5 de abril de 1992, quando o então presidente deu um golpe palaciano, fechando o Congresso e o Judiciário.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário