Durante conferência sobre a segurança no Golfo Pérsico, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, acusou o Irã de "fomentar a instabilidade" no Oriente Médio. Ele afirmou que a república islâmica pode reiniciar o desenvolvimento de armas nucleares "a qualquer momento" e que é uma ameaça para a região.
O chefe do Pentágono alegou que o Irã arma rebeldes no Afeganistão e no Iraque, apóia grupos radicais como a milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus) e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), e está desenvolvendo mísseis balísticos de médio alcance.
Esses mísseis poderiam atingir Israel, que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, já ameaçou "varrer do mapa".
Leia mais no jornal The Washington Post deste domingo, 9 de dezembro de 2007.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário