O ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin desistiu de disputar a candidatura socialista à eleição presidencial do ano que vem. Sua decisão abre caminho para Ségolène Royal, a favorita entre o eleitorado de esquerda. Ela pode ser a primeira mulher a presidir a França.
Agora, quatro candidatos disputarão a indicação do Partido Socialista: o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius, o ex-ministro da Cultura Jack Lang, Ségolène Royal e o ex-ministro da Economia Dominique Strauss-Kahn. O partido dará uma previa entre seus militantes para escolher o candidato, que deve enfrentar o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, o favorito da direita.
Jospin perdeu a vaga no segundo turno, em 21 de abril de 2002, para Jean-Marie Le Pen, da Frente Nacional, neofascista, o que provocou um terremoto na política francesa, especialmente a esquerda, obrigada a votar no presidente conservador e corrupto Jacques Chirac para barrar a ascensão da extrema direita.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário