O governo do Iraque anunciou hoje a prisão de Hamed Jumaa Farid al Saidy, considerado o segundo principal dirigente da rede terrorista Al Caeda no país. Ele é acusado pelo atentado a bomba contra um santuário xiita em Samarra, em fevereiro, que aumentou a violência sectária entre sunitas e xiitas, deixando o Iraque à beira de uma guerra civil.
"Al Caeda está muito debilitada, recebeu um duro golpe", afirmou o assessor de segurança nacional do Iraque, Muafak al-Rabie. O mesmo discurso foi feito quando pegaram Zarkawi mas a violência aumentou muito nos últimos três, com 15% mais ataque e 51% mais mortes provocadas pela violência política no Iraque.
Também conhecido como Abu Hammam, Saidy era o lugar-tenente de Abu Ayub al Massari, que substituiu o antigo líder, Abu Musab al Zarkawi, morto em 7 de junho por um bombardeio americano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário