O novo líder do Partido Liberal-Democrata, Shinzo Abe, foi eleito hoje novo primeiro-ministro do Japão. Ele substitui Junichiro Koizumi, que governou o país nos últimos cinco anos, conseguindo tirá-lo da estagdeflação que se arrastava há mais de uma década.
Koizumi enfrentou grandes resistências mas suspendeu as obras públicas em que o governo japonês investia numa tentativa de reanimar a economia, atacou o problema da montanha de dívidas pobres do sistema financeiro, conteve o endividamento púiblico e conseguiu recuperar a segunda maior economia do mundo. Contou, para isso, com o extraordinário crescimento econômico da China, vizinha e rival histórica.
Mas as visitas do ex-primeiro-ministro ao santuário de Yasukuni, onde estão enterrados os heróis de guerra japoneses, inclusive 14 notórios criminosos de guerra, prejudicou as relações com a China, invadida pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Abe quer melhorar as relações com a China mas não criticou suas visitas ao templo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário