Em nova gravação divulgada via Internet, o segundo homem na hierarquia da rede terrorista Al Caeda, o médico egípcio Ayman al-Zawahiri, e um americano procurado sob suspeita de terrorismo conclamam os americanos e europeus a aderir ao islamismo. Observadores notaram que, na sua guerra santa (jihad) para converter os infiéis, os muçulmanos devem dar uma chance a que eles se convertam antes de atacá-los.
A gravação pode ser o prenúncio de um atentado, com um apelo conciliatório ao inimigo para cumprir o ritual da jihad.
Ao contrário do que acontece normalmente, esta gravação não foi somente em árabe. Como o americano Adam Gadahn fala em inglês e quando é a vez de Al-Zawahiri há legendas em inglês, a mensagem para destinada aos ocidentais. O lugar-tenente de Ossama ben Laden menciona a guerra entre Israel e a milícia fundamentalista xiita Hesbolá, o que mostra que a gravação é recente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário