sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Tailândia proíbe partidos políticos

A junta militar que deu um golpe na Tailândia em 19 de setembro proibiu ontem a atividade política no país mas prometeu realizar eleições daqui a um ano. Quatro ministros do governo do primeiro-ministro deposto, Thaksin Shinawatra, foram presos. O líder do golpe, general Sonthi Boonyaratglin, comandante do Exército, prometera devolver o poder aos civis rapidamente.

O ex-primeiro-ministro, que participava da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, quando os militares tomaram o poder em Bangcoc, está em Londres, onde pediu a realização imediata de novas eleições.

"Para garantir o funcionamento da monarquia constitucional até que as reformas tenham sido completadas, o Conselho da Reforma Política ordena todos os partidos políticos a suspender todas as reuniões e atividades políticas", disse a nota oficial.

Nesta sexta-feira, o jornal tailandês The Nation informa que os militares criaram um comitê formado por dois juízes e um ex-presidente do banco central para investigar as atividades econômicas de Thaksin e outros 15 membros de seu gabinete.

Nenhum comentário: