O presidente Mahmoud Ahmadinejad disse em Teerã hoje ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que o Irã não vai suspender o enriquecimento de urânio como precondição para negociar o futuro do seu programa nuclear, suspeito de desenvolver armas atômicas. A república islâmica propôs a realização de negociações "a nível ministerial".
"Esclarecemos que nosso programa nuclear é para fins pacíficos", insistiu o ministro do Exterior do Irã, Manuchehr Mottaki. "A bola agora está com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.
Por outro lado, Ahmadinejad disse a Annan que apóia a Resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU, que impôs um cessar-fogo no Líbano entre Israel e a milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus), apoiada pelo Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário