terça-feira, 5 de setembro de 2006

Republicanos podem perder maioria na Câmara

Com a popularidade do governo George W. Bush em baixa por causa da guerra no Iraque, da alta do preço da gasolina e da incerteza quanto ao futuro da economia americana, o Partido Republicano corre sério risco de perder a maioria que tem desde 1994 na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nas eleições de 7 de novembro, afirmou ontem o jornal The New York Times.

O Partido Democrata tem hoje 201 deputados. Precisa conquistar mais 15 cadeiras para assumir o controle da Câmara, de 435. A persistirem as atuais tendências, é provável que consigam 15 a 20 cadeiras a mais, destronando os republicanos. Estes devem manter a maioria no Senado, onde estão sendo disputadas apenas 36 das 100 cadeiras. Os democratas tem 45 senadores contra 55 republicanos. Precisam de mais seis, 51, para ser maioria.

Para o Senado, as esperanças democratas se concentram em seis estados: Pensilvânia, Montana, Rhode Island, Ohio e Missouri. A sexta vitória seria uma surpresa. Teria de vir do Tennessee, do Arizona ou da Virgínia. Mas é menos provável.

Na Câmara, o deputado Rahm Emanuel, presidente do comitê da campanha democrata, alimenta esperanças: "Os candidatos republicanos estão na defensiva em mais de 40 distritos, quase 10% da Câmara". Hoje os republicanos têm 231 das 435 cadeiras.

De acordo com a última pesquisa do jornal The New York Times e da TV CBS, apenas 29% dos americanos estão satisfeitos com os rumos do país. Desde outubro de 1994, quando chegou a 26%, a popularidade do governo não caía tanto.

Nenhum comentário: