quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Arábia Saudita quer cerca contra terror do Iraque

A Arábia Saudita planeja construir uma cerca de 900 quilômetros ao longo de sua fronteira com o Iraque para impedir terrorista do caótica país vizinho de invadir o reino onde ficam as duas principais cidades sagradas do Islamismo, Meca e Medina, e que tem um sério problema interno de radicalismo muçulmano e terrorismo. Ossama ben Laden é saudita e tem muitos fãs e financiadores no reino.

A cerca, que levará cinco a seis anos para ser construída, é parte de um conjunto de medidas de US$ 12 bilhões. Inclui sensores eletrônicos, bases militares e barreiras físicas para o proteger o país com as maiores reservas de petróleo do mundo (25% do total comprovado) de ameaças externas, como explicou Nawaf Obeid, chefe do Projeto de Avaliação da Segurança Nacional Saudita, um instituto de pesquisas independente.

O projeto reflete tanto a preocupação com o terrorismo como também o medo da situação de anarquia no Iraque. Desde 2004, a Arábia Saudita já gastou US$ 1,8 bilhão para proteger sua fronteira com o Iraque.

Nenhum comentário: