A Arábia Saudita planeja construir uma cerca de 900 quilômetros ao longo de sua fronteira com o Iraque para impedir terrorista do caótica país vizinho de invadir o reino onde ficam as duas principais cidades sagradas do Islamismo, Meca e Medina, e que tem um sério problema interno de radicalismo muçulmano e terrorismo. Ossama ben Laden é saudita e tem muitos fãs e financiadores no reino.
A cerca, que levará cinco a seis anos para ser construída, é parte de um conjunto de medidas de US$ 12 bilhões. Inclui sensores eletrônicos, bases militares e barreiras físicas para o proteger o país com as maiores reservas de petróleo do mundo (25% do total comprovado) de ameaças externas, como explicou Nawaf Obeid, chefe do Projeto de Avaliação da Segurança Nacional Saudita, um instituto de pesquisas independente.
O projeto reflete tanto a preocupação com o terrorismo como também o medo da situação de anarquia no Iraque. Desde 2004, a Arábia Saudita já gastou US$ 1,8 bilhão para proteger sua fronteira com o Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário