terça-feira, 19 de setembro de 2006

Ségolène é favorita dos socialistas franceses

PARIS - Com 43% das preferências, Ségolène Royal é a favorita dos eleitores do Partido Socialista para ser candidata à Presidência da França no ano que vem. Em segundo, está o ex-primeiro-ministro socialista Lionel Jospin, que ficou em terceiro lugar nas últimas eleições presidenciais, em 2002, perdendo a vaga no segundo turno para o neofascista Jean-Marie Le Pen, da Frente Nacional, de extrema direita. Jospin lidera a oposição da velha guarda à ascensão de Ségolène, considerada direitista demais.

A seguir, sem grandes chances, vem o ex-ministro da Economia Dominique Strauss-Kahn, com 12%; o ex-ministro da Cultura Jack Lang, com 8%; a ex-ministra Martine Aubry, filha do ex-presidente da Comissão Européia Jacques Delors, com 4%; o líder do PS, François Hollande, marido de Ségolène; e o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius, com 3%.

A pesquisa, divulgada pelo jornal Libération, foi realizada no sábado, depois dos discursos dos presidenciáveis na convenção do partido em Lens, no Norte da França.

O registro oficial das candidaturas à candidato oficial socialista será feito de 30 de setembro a 3 de outubro. A decisão dos militantes do PS será em 16 e 23 de novembro, se houver necessidade de um segundo turno.

Nenhum comentário: