O terrorista mais famoso não morreu, Ossama ben Laden, como anunciou um jornal do interior da França na semana passada. Mas estaria mal de saúde, com uma doença contraída por água contaminada nas montanhas entre o Paquistão e o Afeganistão, onde acredita-se que ele esteja refugiado. Ben Laden pode ser tifo ou difteria, o que colocaria sua saúde em alto risco no rigoroso inverno das montanhas. O líder da rede terrorista Al Caeda não divulgou nenhuma mensagem gravada no aniversário dos atentados de 11 de setembro e não aparece em vídeo há dois anos.
A morte de Ben Laden foi anunciada pelo jornal L'Est Républicain, do interior da França, citando como fonte um documento do serviço secreto francês que atribuía a agentes da Arábia Saudita a informação que o líder d'al Caeda morrera em 23 de agosto, de uma febre tifóide que paralisara seus membros inferiores. Os sauditas não confirmaram esta versão mas disseram que Ben Laden está doente.
Ele sofreu ataque de gás dos soviéticos no Afeganistão e sofreria até hoje as conseqüências da arma química.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário