A invasão e ocupação do Iraque são o principal motivo para difusão da ideologia jihadista. Produziram uma nova geração de guerrilheiros fundamentalistas muçulmanos, afirmou neste domingo o jornal americano The New York Times, com base num relatório elaborado por 16 serviços secretos do governo dos Estados Unidos.
O documento Tendências do Terrorismo Verbal - implicações para os EUA, de 30 páginas, sugere que a guerra no Iraque provocou uma metástase e o jihadiismo espalhou-se como um câncer pelo mundo muçulmano e pela Europa. A Internet, que hoje tem mais de 5 mil sítios dedicados ao fundamentalismo muçulmano, também se tornou um instrumento importante na 'guerra santa' dos radicais islâmicos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário