sábado, 9 de setembro de 2006

Blairista chama Gordon Brown de estúpido

O Partido Trabalhista britânico vai à guerra. Contra si mesmo. O ex-ministro do Interior Charles Clarke, um dos pesos-pesados do partido, atacou duramente o ministro das Finanças, Gordon Brown, chamando-o de "estúpido". Brown teria organizado a revolta na bancada para pressionar o primeiro-ministro Tony Blair a anunciar que vai deixar dentro de um ano a liderança do partido e do governo. Depois de um encontro em que teve uma áspera discussão com Blair, na quarta-feira, Brown saiu da residência oficial do primeiro-ministro sorrindo e abanando da janela do carro.

Clarke acusou Brown de ser uma pessoa muito difícil para trabalhar junto: "Parte do problema é sua falta de confiança. Talvez mude quando se libertar do peso da espera [de ser primeiro-ministro] e provavelmente seja assim", declarou Clarke ao jornal londrino Evening Standard.

"Não é o que costumava ser. Ele tem talento e é brilhante, mas tem essas pequenas coisas como o sorriso irônico no carro que lhe dão uma imagem terrível", alfinetou o ex-ministro do Interior. "Muita gente se incomodou. Ficou vexada. Foi algo estúpido: uma estupidez absolutamente estúpida".

O ex-ministro questionou a capacidade de Brown assumir a chefia do governo, sugerindo que Alan Milburn, blairista e adversário de Brown, tem jeito de primeiro-ministro.

A julgar pela violência do ataque, a ascensão de Brown à liderança do partido e do governo não será por unanimidade. Quando finalmente Blair renunciar, o que no momento está previsto para maio, pode haver outros candidatos.

Oficialmente o primeiro-ministro se desassociou das críticas de Clarke. Mas só nos próximos meses ficará claro se Blair endossará plenamente Brown ou se alimentará outras candidaturas.

Nenhum comentário: