O número de muçulmanos com cidadania britânica com alguma ligação com grupos terroristas chega a milhares, admite o inspetor Peter Clarke, chefe da divisão especial anterrorismo da polícia do Reino Unido, a Scotland Yard. Na madrugada deste sábado, mais 16 suspeitos foram presos sob acusação de instigar, preparar ou cometer atentados terroristas.
Numa rara entrevista à BBC, Clarke revelou que o serviço secreto da polícia está vigiando milhares de muçulmanos. Já descobriu grupos que recrutam voluntários para lutar contras as forças americanas e britânicas que ocupam o Iraque e outras guerras envolvendo muçulmanos. Os voluntários para o Iraque são encaminhados através da Síria.
Clarke admitiu que a polícia está vigiando não apenas terroristas mas também quem apóia e encoraja suas atividades: "O número de pessoas em que estamos interessados chega a milhares".
A investigação concluiu que há uma grave ameaça interna de terrorismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário