quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Democratas reconquistam maioria na Câmara dos EUA

O Partido Democrata venceu o presidente Donald Trump e terá maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, anunciou há pouco a rede de televisão NBC. O Partido Republicano vai manter a maioria no Senado, noticiou a rede de TV CNN.

Com a reeleição do ultraconservador Ted Cruz no Texas, os republicanos terão pelo menos 50 senadores, a metade do Senado. Como o vice-presidente preside o Senado, Mike Pence pode dar o voto de minerva em caso de empate.

Ainda há 12 cadeiras indefinidas. Então, é provável que os republicanos aumentem sua maioria no Senado, que hoje é de apenas duas cadeiras.

Na Câmara, os democratas precisavam tomar 23 cadeiras dos republicanos para retomar a maioria que perderam em 2010, nas eleições do meio do primeiro mandato do presidente Barack Obama. A deputada Nancy Pelosi, da Califórnia, deve voltar a presidir a Câmara.

É uma grande derrota do presidente Trump, que fez campanha furiosamente, com uma média superior a mais de 30 mentiras por dia, tentando aterrorizar os americanos com as caravanas de miseráveis da América Central que marcham rumo à fronteira sul dos EUA.

A partir de janeiro, a nova maioria democrata vai poder exigir que a Casa Branca entregue documentos. Cautelosa, Nancy Pelosi é contra a abertura de um processo de impeachment de Trump por causa do suposta conluio com a Rússia nas eleições de 2016.

Nos EUA, a Câmara pode abrir um processo de impeachment por maioria simples, mas o presidente só pode ser afastado por dois terços dos votos do Senado. Isso exige que vários senadores republicanos abandonem Trump, o que é altamente improvável, a não ser em caso de um grande escândalo.

Nenhum comentário: