quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Bolsas sobem na China após conversa entre Trump e Xi

As bolsas de valores da China operam em alta na manhã desta sexta-feira depois que o presidente Donald Trump declarou que as negociações para acabar com a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China estão "avançando bem".

Trump revelou ter tido "uma conversa longa e muito boa" com o ditador Xi Jinping nesta quinta-feira. Os dois líderes devem se encontrar durante a reunião de cúpula do Grupo dos 20 (19 países mais ricos do mundo e a União Europeia) marcada para 30 de novembro na Argentina.

Um dos objetivos centrais do G-20 é reduzir as tensões comerciais, que ameaçam reduzir o ritmo de crescimento da economia mundial.

O índice CSI 300, das bolsas de Xangai e Xenzen, subiu 2,3%, a maior alta na semana, enquanto o índice das empresas chinesas na Bolsa de Hong Kong avançou 2,1%. No Japão, a Bolsa de Valores de Tóquio avançou 0,5%. No Brasil, a Bolsa de São Paulo chegou a um recorde histórico de 88.419 pontos por causa da melhora da situação internacional e da expectativa do mercado com o governo Jair Bolsonaro.

Para reduzir um déficit comercial de US$ 375,6 bilhões no ano passado, o governo Trump impôs sobretaxas sobre importações chineses num valor anual de US$ 250 bilhões e ameaçou impor tarifas maiores sobre todos os produtos da China vendidos nos EUA.

Nenhum comentário: