quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Ministros britânicos renunciam em protesto contra acordo com a UE

A ala mais extremista do Partido Conservador do Reino Unido se rebelou contra a proposta de acordo para a saída do país para a União Europeia anunciada ontem pela primeira-ministra Theresa May e tenta derrubá-la. 

O deputado Jacob Rees Mogg apresentou uma carta de desconfiança para afastar a primeira-ministra. São necessárias 41 para lançar uma disputa interna no partido para derrubar May.

Três ministros, Dominic Raab, da Brexit (British exit = saída britânica); Esther McVey, do Trabalho; e Shailesh Vara, da Irlanda do Norte; pediram demissão hoje, pressionando May. Os defensores do acordo alegam que o preserva empregos e a economia, e devolve ao país o controle sobre suas leis e a imigração.

Sob ameaça de um voto de desconfiança na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, Theresa May convocou uma entrevista coletiva para 17 horas (15h em Brasília).

O Reino Unido deve deixar a UE em 29 de março de 2019. O acordo proposto prevê compromissos financeiros até 2064. Durante um período de transição de um ano e nove meses, o Reino Unido teria de se submeter a todas as regras do bloco europeu. Sem acordo, as consequências para a economia britânica devem ser catastróficas.

Nenhum comentário: