O presidente Vladimir Putin ofereceu garantias de uma retirada total das forças do Irã da Síria em troca do fim das sanções econômicas dos Estados Unidos à Rússia, informou hoje o Canal 10 da televisão israelense.
Ao falar em nome do Irã, Putin muda sua posição negociadora. A proposta não foi confirmada, mas é improvável que os EUA aceitem, tendo em vista os inúmeros desentendimentos tanto com a Rússia como com o Irã.
Os EUA e seus aliados no Oriente Médio, especialmente a Arábia Saudita, pressionam o Irã a limitar suas intervenções no Bahrein, no Iêmen, no Iraque, no Líbano e na Síria. Ao romper o acordo nuclear assinado em 2015 pelo governo Barack Obama, as outras potências com direito de veto nas Nações Unidas e a Alemanha, o presidente Donald Trump deixou claro que exige o fim do desenvolvimento de mísseis de médio e longo alcances e a interferência em outros países da região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário