Os Estados Unidos deram isenção ao Iraque para importar gás natural do Irã para geração de energia elétrica, noticiou hoje a agência Bloomberg.
Desde ontem, o governo Donald Trump reimpôs sanções econômicas à República Islâmica, seis meses depois de abandonar o acordo para congelar o programa nuclear militar iraniano por dez anos. Oito países receberam isenção para poder continuar importando petróleo iraniano, inclusive a China e a Índia.
Apesar dos fortes laços econômicos com o Irã, o Iraque não foi incluído entre os países isentos. Como depende do gás natural iraniano, os EUA abriram mais uma exceção, não se sabe durante quanto tempo.
O corte das importações de petróleo e gás natural do Irã no Sul do Iraque provocou uma onda de protestos e manifestações na província iraquiana de Bássora, rica em petróleo, mas muito pobre.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário