quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Coreia do Norte adia encontro com secretário de Estado americano

A Coreia do Norte suspendeu um encontro marcado com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, marcado para Nova York, confirmou hoje o ministro do Exterior da Coreia do Sul, Kang Kyung Wha, noticiou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O cancelamento inesperado suscita mais dúvida sobre o diálogo entre os Estados Unidos e o regime comunista norte-coreano. A Casa Branca insiste em que o segundo encontro de cúpula entre o presidente Donald Trump e o ditador Kim Jong Un será realizada no início de 2019.

No primeiro de um presidente americano no exercício do cargo e um ditador norte-coreano, em 12 de junho, em Cingapura, Trump e Kim se comprometeram com o desarmamento nuclear da Península Coreana e a assinatura de um acordo de paz para pôr fim à Guerra da Coreia (1950-53).

Desde então, as negociações não evoluíram. Em três visitas a Pyongyang, o secretário Pompeo exigiu da ditadura stalinista a elaboração de um cronograma para entrega de 60% a 70% das armas nucleares norte-coreanas dentro de seis a nove meses. A Coreia do Norte rejeitou o desarmamento unilateral. Quer o alívio de parte das sanções econômicas impostas por Washington.

A julgar por negociações anteriores, o regime norte-coreano aposta em estender as negociações enquanto pede à China e à Rússia, rivais dos EUA, o relaxamento das sanções econômicas. Em Washington, Trump comentou: "Não temos pressa."

Nenhum comentário: