segunda-feira, 1 de julho de 2013

Exército do Egito dá 48 horas a partidos

Os militares, que governaram o Egito da queda da monarquia, em 1952, até a eleição do presidente Mohamed Morsi, há um ano, deram hoje um prazo de 48 horas aos partidos políticos para que resolvam a crise política do país. A Irmandade Muçulmana rejeitou o ultimato.

Milhões de egípcios saíram às ruas ontem para exigir a renúncia de Mursi, da Irmandade Muçulmana. Pelo menos 16 pessoas foram mortas e centenas saíram feridas. A sede do Partido da Liberdade e Justiça, da Irmandande, foi atacada e incendiada. Quatro ministros pediram demissão.

Um movimento reunindo as oposições chamado Tamarod (Rebelde) alega ter coletado 22 milhões de assinaturas pedindo a renúncia do presidente. Deu prazo de 24 horas para o presidente renunciar, ameaçando realizar uma onda de protestos até a queda de Mursi. Em meio ao caos revolucionário, a economia egípcia se afunda ainda mais.

Em 2011, foram necessários 18 dias de protestos, em que mais de 800 pessoas morreram, para derrubar o ditador Hosni Mubarak, que estava no poder há quase 30 anos. Mursi se reuniu hoje com o Comando das Forças Armadas.

Nenhum comentário: