terça-feira, 2 de julho de 2013

Snowden já pediu asilo a 21 países sem sucesso

A Índia rejeitou o pedido de asilo político do ex-técnico subcontratado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden, refugiado na área de trânsito do aeroporto Cheremetievo, em Moscou, depois de denunciar o programa de megaespionagem do governo americano via Internet chamado Prisma. Depois de pedir asilo a 21 países, inclusive o Brasil sem sucesso, Snowden acusa Washington de violar o direito de asilo.

Inicialmente Snowden tentou ir para o Equador, que abriga em sua embaixada em Londres o australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que estava com pedido de extradição para a Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais. Em mais uma de suas bravatas, o presidente equatoriano, Rafael Correa, rompeu negociações comerciais com os EUA, mas não concedeu asilo, apesar dos apelos da Venezuela.

Na Rússia, o presidente Vladimir Putin advertiu que Snowden teria de parar de divulgar informações sigilosas do governo dos EUA se quiser ficar no país. Ele retirou o pedido de asilo.

Os líderes europeus ficaram furiosos com a revelação de que até mesmo governos aliados foram espionados. Na França, o presidente François Hollande ameaçou suspender o início de negociações para criar uma grande zona de livre comércio transatlântica, mas este é um projeto do interesse de todos.

Nenhum comentário: