A rede terrorista Al Caeda assumiu hoje a responsabilidade por ataques simultâneos a duas prisões que terminaram com a libertação de mais de 500 presos e a morte de mais de 120 guardas penitenciários no Iraque. O governo iraquiano previu uma nova onda de violência política em consequência das ações.
Os ataques contra as prisões de Abu Ghraib e Taji começaram com a explosão de carros-bomba por terroristas suicidas, seguidos de bombardeios com morteiros e granadas contra os guardas da prisão.
Nos últimos meses, os rebeldes sunitas intensificaram os ataques contra bairros xiitas na tentativa de fomentar uma guerra civil sectária no Iraque. O conflito entre sunitas e xiitas se agravou com a guerra civi na vizinha Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário