O México confirmou hoje a prisão de Miguel Treviño Morales, também conhecido como Z-40, o poderoso-chefão do cartel de traficantes de drogas Las Zetas. Ele teria sido preso no domingo na cidade de Novo Laredo, no estado de Tamaulipas, junto à fronteiras com os Estados Unidos, e estaria a caminho da Cidade do México.
A expectativa é de aumento da violência em Novo Laredo, um dos redutos de Las Zetas (Flechas), fundado por militares e policiais que mudaram de lado na guerra contra as máfias do tráfico de drogas deflagrada pelo governo Felipe Calderón (2006-12) com a participação das Forças Armadas.
Desde sua posse, o novo presidente Enrique Peña Nieto reduziu reduzir a importância do conflito para a escala policial.
Os cartéis de traficantes mexicanos ganham bilhões de dólares por ano vendendo drogas ao mercado americano e têm facilidade para comprar armas nos EUA, que já pediram a extradição de Treviño. Ele é acusado de assassinato, sequestro, tortura, tráfico de drogas, tráfico de armas e associação criminosa, entre outros delitos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário