Uma série aparentemente coordenada de 15 a 17 explosões de carros-bomba contra alvos xiitas matou pelo menos 55 pessoas e feriu outras 200 em Bagdá, nos arredores da capital do Iraque e nas cidades de Bássora, Kut e Mahmúdia durante a hora de maior movimento do início da manhã de hoje.
As maiores suspeitas recaem sobre a rede terrorista Al Caeda, que busca unir suas operações no Iraque e na Síria, tentando deflagrar um conflito maior entre sunitas e xiitas. O ataque mais violento foi contra o bairro pobre xiita Cidade de Sáder, na Zona Sul de Bagdá.
Desde o início da atual escalada de violência, em abril de 2013, entre 2,5 e 3 mil pessoas foram mortas no Iraque. Mais uma vez, o país está à beira de uma guerra civil entre sunitas e xiitas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário