sexta-feira, 19 de julho de 2013

Kerry anuncia retomada de negociações árabe-israelenses

Depois de se reunir com o governo de Israel e a Autoridade Nacional Palestina, o secretário de Estado americano, John Kerry, anunciou hoje a retomada em Washington na próxima semana das negociações de paz entre palestinos e israelenses.

"A melhor maneira de israelenses e palestinos conviverem pacificamente lado a lado é começar se sentando juntos para conversar", declarou Kerry há pouco na sede da ANP em Ramalá, na Cisjordânia ocupada.

Na próxima semana, a ministra israelense encarregada das negociações de paz, Tzipi Livni, e o negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, se encontram na capital dos EUA. Os palestinos devem insistir na sua exigência de congelamento da colonização da Cisjordânia ocupada, especialmente do setor oriental de Jerusalém.

Ao propor as negociações, o secretário de Estado americano sugeriu que tenham como base as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967. O atual primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e seu partido direitista Likud historicamente rejeitaram essa fórmula, ampliando progressivamente a colonização dos territórios ocupados para criar uma situação de fato consumado.

Nesta semana, o movimento pacifista israelense Paz Agora voltou a criticar a política de expansão das colônias e a União Europeia declarou que qualquer acordo comercial com Israel vai excluir os territórios ocupados.

Nenhum comentário: