O advogado, blogueiro e líder oposicionista russo Alexei Navalny, de 37 anos, solto para recorrer em liberdade a uma condenação de cinco anos por um suposto desvio de dinheiro público de mais de R$ 1,1 bilhão, voltou para Moscou e reiniciou hoje sua campanha para prefeito da capital da Rússia na eleição de setembro.
Navalny havia anunciado sua desistência quando foi condenado, há dois dias. Um dos maiores críticos do presidente Vladimir Putin, ele denuncia seu processo como uma jogada do Kremlin para tirá-lo da vida pública.
Sua intenção evidente é chegar à Presidência da Rússia, mas Navalny não é exatamente um democrata. Durante protestos na cidade de Pugachev, ele apoiou nacionalistas russos racistas que discriminam imigrantes de pele morena vindos da região do Cáucaso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário