O governo de Israel e a Autoridade Nacional Palestina retomam amanhã e terça-feira em Washington o diálogo direto para reiniciar as negociações sobre a paz no Oriente Médio, anunciou hoje o governo dos Estados Unidos.
"Hoje o secretário de Estado, John Kerry, falou com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e os convidou pessoalmente a enviar suas equipes de negociadores a Washington para retomar formalmente as negociações diretas", declarou em nota o Departamento de Estado.
Como gesto de boa vontade, Israel anunciou a libertação de 104 prisioneiros palestinos.
A proposta americana é lançar negociações para um acordo definitivo que crie um Estado Nacional palestino independente e dê fronteiras estáveis e permanentes a Israel. Os grandes temas são:
• o Estado palestino e seus fronteiras;
• o direito de retorno dos palestinos exilados desde a criação de Israel em 1948;
• o futuro das colônias israelenses nos territórios árabes ocupados; e
• o status de Jerusalém.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário