O líder oposicionista Alexei Navalny foi condenado hoje a cinco anos de prisão num campo de trabalhos forçados sob a acusação de roubar 10 mil toneladas de madeira de um projeto florestal num desvio de recursos públicos no valor equivalente a R$ 1,17 bilhão.
Um dos maiores críticos do presidente Vladimir Putin, o homem-forte da Rússia, ele era candidato a prefeito de Moscou e sonhava em disputar a Presidência. Quando a sentença foi anuncia, o oposicionista convocou seus seguidores a boicotar a eleição municipal de setembro.
Navalny rejeita todas as acusações e aponta o Kremlin e Putin como responsáveis pelo processo. O ex-primeiro-ministro Boris Nemtsov também descreveu o processo como perseguição política.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário