O ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) Mohamed ElBaradei, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2005 junto com a instituição, é o candidato mais provável à vaga de primeiro-ministro interino do Egito.
ElBaradei chefia o Partido da Constituição e é um dos líderes da Frente de Salvação Nacional, que luta contra a islamização da política do país. Chegou a lançar sua candidatura à Presidência no ano passado, mas desistiu porque estava mal nas pesquisas e apoiou o ex-ministro do Exterior e ex-secretário-geral da Liga Árabe, Amir Moussa.
Como diretor da AIEA, ElBaradei foi enfático em 2003 ao negar as acusações dos Estados Unidos de que o Iraque estaria desenvolvendo armas nucleares antes da invasão do país a mando do então presidente George W. Bush, supostamente para tomar as armas de destruição em massa de Saddam Hussein, nunca encontradas. Também defendeu o regime fundamentalista do Irã das acusações de Israel e do Ocidente de que estaria desenvolvendo bombas atômicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário