Centenas de muçulmanos cercaram ontem à noite a delegacia de polícia de Trappes, perto de Versalhes, na França, em protesto contra a prisão de um homem cuja mulher havia sido sancionada por causa da chamada Lei do Véu, que proíbe o uso de roupas que escondam o rosto. Ela estava com um nicabe, o véu muçulmano que só mostra os olhos.
Ao anoitecer de ontem, entre 200 a 400 pessoas, informa o jornal francês Le Monde, cercaram a delegacia e chegaram a jogar pedras contra o prédio. Cerca de 15 viaturas e um helicóptero foram mobilizados para proteger a delegacia.
Mais tarde, houve casos esporádicos de vandalismo, incêndio de lixeiras e depredação de abrigos de ônibus. Um jovem de 14 anos foi ferido no olho. Seis pessoas foram presas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário