Numa decisão inesperada, um tribunal distrital de Kirov libertou hoje o advogado, blogueiro e líder da oposição Alexei Navalny, condenado a cinco anos de prisão pelo desvio do equivalente a R$ 1,1 bilhão num processo que denunciou como perseguição política do Kremlin e do presidente Vladimir Putin.
"A decisão foi totalmente inesperada para nós", declarou Navalny, solto com o corréu Peter Ofitserov, ao agradecer aos milhares de pessoas que saíram às ruas para protestar. "O que está acontecendo é inédito no sistema jurídico da Rússia."
Navalny não é exatamente o democrata que aparenta. "No início do mês, assinou um manifesto nacionalista apoiando manifestações na pequena cidade de Pugachev contra imigrantes de pele mais escura da região do Cáucaso", observa a agência de notícias Bloomberg.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário