Em mais um sinal de que a guerra civil na Síria está atingindo o Líbano, um carro-bomba explodiu hoje num bairro do Sul de Beirute dominado pela milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus), que participa diretamente da luta ao lado da ditadura de Bachar Assad. Mais de 50 pessoas saíram feridas.
Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado. A opinião generalizada é que se trata de uma reação ao envolvimento cada vez maior do Hesbolá na guerra civil síria. Depois de perder a Batalha de Kussair, o Exército da Síria Livre, principal grupo rebelde do país, prometeu se vingar da milícia xiita libanesa.
A bomba de hoje tinha cerca de 35 quilos de explosivos. Estava dentro de um carro parado num estacionamento. Em 26 de maio de 2013, dois foguetes foram disparados contra o Sul da capital libanesa, uma área pobre da maioria xiita dominada pelo Hesbolá.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário