A ex-república iugoslava da Croácia entrou hoje oficialmente para a União Europeia (UE). É o 28º país-membro do maior bloco comercial do mundo, com produto regional bruto de mais de US$ 18 trilhões, que enfrenta o pior momento de sua história com a crise das dívidas públicas dos países do Sul da Zona do Euro.
Ao mesmo tempo, sua inimiga histórica, a ex-república iugoslava da Sérvia, está iniciando negociações de adesão. São sinais de que, apesar da crise, o projeto de integração regional da Europa ainda atrai interesse.
Para ser membro da UE, o candidato precisa respeitar suas regras, a começar pela cláusula democrática. Não pode ter pena de morte nem ingerência dos militares em assuntos políticos. Depois da repressão à onda de protestos contra o autoritarismo do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, por iniciativa da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, as negociações com a Turquia foram suspensas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário