terça-feira, 23 de julho de 2013

Hillary tem ampla vantagem na corrida à Casa Branca

A ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado Hillary Clinton é a franca favorita do Partido Democrata à eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos, enquanto ninguém desponta na oposição republicana, indica uma pesquisa do instituto Marist para a companhia jornalística McClatchy Newspapers.

Hillary tem a preferência de 63% dos democratas e independentes com mais tendência a votar num democrata contra apenas 13% para o vice-presidente Joe Biden, que perde até mesmo para os indecisos, que são 18%.

O problema é maior no Partido Republicano, onde os indecisos lideram com cerca de 25%. Entre os candidatos, o governador de Nova Jérsei, Chris Christie, aparece com 15%, seguido pelo deputado e ex-candidato a vice-presidente Paul Ryan, o senador de origem latino-americana Marco Rubio, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e os senadores Rand Paul e Ted Cruz.

Christie é também o mais moderado, o que dificulta sua posição dada a radicalização do partido na oposição ao presidente Barack Obama, mas pode acabar sendo um trunfo. Afinal, os republicanos precisam indicar um candidato capaz de atrair o eleitorado independente, especialmente os latinos.

Mais de 70% dos latinos votaram em Obama. Os republicanos já perceberam que não podem se basear apenas no eleitorado branco conservador para reconquistar a Casa Branca. Mas a disputa interna do partido acaba jogando-o mais para a direita, já que os candidatos, especialmente quando já tem um cargo público, temem ser atacados nas eleições primárias por aspirantes mais à direita que os acusem de não ser suficientemente conservadores.

Nenhum comentário: