O governo linha-dura de Israel aprovou hoje um projeto de lei para submete qualquer acordo de paz a ser negociado com os palestinos a um referendo pelo voto popular.
Para o primeiro-ministro conservador Benjamin Netanyahu, a maior preocupação com a segurança de Israel vem do programa nuclear do Irã, o que o levou a negligenciar o processo de paz com os palestinos. Sob intensa pressão dos Estados Unidos, aceitou retomar o diálogo direto com a Autoridade Nacional Palestina.
As conversas a serem reiniciadas amanhã à noite em Washington são preliminares. Têm o objetivo de acertar detalhes para que as negociações efetivas recomecem depois de quase três anos de paralisação. De Israel, participam a ministra Tzipi Livni e Yitzhak Molcho; do lado palestino, Saeb Erekat e Mohamed Chtaieh.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário